SERIGRAFIA -SILKSCREEN

Serigrafia e Silk Screen tem o mesmo significado, ou seja, são a mesma técnica só que pronunciadas em idiomas diferentes. A palavra Silk Screen ficou mais conhecida em nossa cultura, mas a maneira correta de falarmos sobre essa técnica é Serigrafia.

O processo de impressão no qual a tinta aplicada é vazada pela pressão de um puxador (um rodo) através de uma matriz (uma tela que preparamos e gravamos com um desenho). Com esse processo conseguimos fazer uma produção em série dos mais diversos tipos de produtos e matérias primas.

A serigrafia foi criada através da evolução de uma técnica de impressão chamada “estêncil” onde criamos uma máscara vazada com o desenho em uma superfície rígida e com a aplicação de tinta sobre esse molde é feita a impressão.

Quando falamos de evolução, não posso deixar de falar sobre a evolução da serigrafia. Ela se originou como uma técnica artesanal, manual e até hoje ela é vista dessa maneira, mas com o avanço da tecnologia e da indústria nesse setor, novos produtos e equipamentos foram surgindo e a técnica foi evoluindo. Hoje temos produtos e equipamentos específicos que fazem todo o processo da serigrafia, desde a preparação da matriz até a impressão, seja completamente automatizado ou manual.

Falando em evolução da estamparia, o transfer, a sublimação e a impressão digital (de grande e pequeno porte), são processos que fazem parte da evolução da serigrafia, ou seja, essa técnica esta em constante evolução e desenvolvimento.

Logo WhatsApp 01 - Copia.png